Alguns trechos foram danificados após o rompimento de represas, bueiros e caixas de contenção resultando em atoleiros de veículos e até em tombamento de caminhões.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/0/u/oXelQ9TYAlmiXw14JBRw/whatsapp-image-2019-03-06-at-16.21.15-1-.jpeg?w=618&ssl=1)
Caminhões tombaram após atoleiros causados por chuvas em Nova Ubiratã — Foto: Prefeitura de Nova Ubiratã/Assessoria
A Prefeitura de Nova Ubiratã a 506 km de Cuiabá, suspendeu, nesta quarta (6), quinta (7) e sexta-feira (8) a circulação do transporte escolar da zona rural.
De acordo com a prefeitura, a medida foi tomada em virtude do volume de chuvas que atingiu o município e danificou parte das estradas vicinais.
Estradas estão alagadas em Nova Ubiratã — Foto: Prefeitura de Nova Ubiratã/Assessoria
Alguns trechos foram danificados após o rompimento de represas, bueiros e caixas de contenção resultando em atoleiros de veículos e até em tombamento de caminhões.
Em apenas três dias choveu o equivalente a 212 mm, ou seja, mais da metade do volume previsto para todo o mês de março.
Excesso de chuva danifica estradas e prefeitura suspende transporte escolar em Nova Ubiratã (MT) — Foto: Prefeitura de Nova Ubiratã/Assessoria
Além de Nova Ubiratã os municípios de Feliz Natal, Vera, Sorriso e Tapurah também enfrentam dificuldades devido ao excesso de chuvas, sendo que este último decretou situação de emergência em 20 de fevereiro.
A suspensão deve atingir as instituições de ensino dos distritos de; Santo Antônio do Rio Bonito, Entre Rios, Novo Mato Grosso, Santa Terezinha do Rio Ferro e Piratininga.
Alguns trechos foram danificados após o rompimento de represas, bueiros e caixas de contenção resultando em atoleiros de veículos e até em tombamento de caminhões — Foto: Prefeitura de Nova Ubiratã/Assessoria
Já nas escolas da sede, aldeia indígena Tupará, comunidade Sinopão, Fazenda Rio Bravo e distrito Parque Água Limpa as aulas serão mantidas normalmente.
Ainda de acordo com a pasta, as aulas suspensas serão repostas ao longo do ano letivo.
Manutenção
Para tentar minimizar os impactos causados pela chuva, a prefeitura disse que intensificou o trabalho de manutenção e revitalização nos trechos considerados mais críticos.
Além de Nova Ubiratã os municípios de Feliz Natal, Vera, Sorriso e Tapurah também enfrentam dificuldades devido ao excesso de chuvas — Foto: Prefeitura de Nova Ubiratã/Assessoria
Ao todo 25 profissionais trabalham em, pelo menos, cinco frentes de serviço que se estenderam durante o final de semana e feriado de carnaval. Sete caminhões, quatro motoniveladoras, duas retroescavadeiras e duas pás carregadeiras estão sendo utilizadas nos reparos emergenciais.
Caso as chuvas continuem na mesma intensidade, o gestor não descartou a possibilidade de o município decretar situação de emergência.
Ainda conforme a prefeitura, duas represas já se romperam, umas cinco já transbordaram e, pelo menos, duas ameaçam romper a qualquer momento.G1MT