Atleta olimpica Quatromarquense será homenageada pela Secretaria de Esporte de MT
Neste mês em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) buscará histórias que marcaram o esporte mato-grossense e são sinônimo de orgulho para a população. Na avalição do secretário da pasta, o deputado estadual Allan Kardec, o incentivo ao esporte, principalmente entre as mulheres, é sem dúvida um projeto importante de governo. “Esporte é saúde, qualidade de vida, também traz oportunidades a jovens de vários níveis sociais, temos que incentivar sim”.
Única mato-grossense a competir nas Olimpíadas na modalidade atletismo feminino, Maria Aparecida Souza de Lima participou dos Jogos Olímpicos de Atlanta 96 na prova de salto triplo. Natural de São José dos Quatro Marcos, interior de Mato Grosso, Cida, como é conhecida, é recordista brasileira no salto em distância e recordista brasileira e sul-americana em salto triplo.
Para a atleta, as conquistas femininas em competições nacionais e internacionais têm ajudado a aumentar a participação de mulheres no atletismo. “O atletismo é uma modalidade individual, em que sua performance só depende de você e da sua força de vontade. Quando mulheres do esporte se destacam, outras se inspiram e acreditam mais em suas potencialidades”.
Esposa do atleta também renomado Vicente Lenilson e mãe de dois meninos, Pedro e Davi, Cida fala da importância de incentivar a prática de esportes desde a infância. Ela, que recebeu o apoio quando criança, destaca que isso ajuda a fazer do esporte uma vivência, mesmo que haja barreiras no cotidiano. “Fui atleta dos nove anos aos 33 anos. Hoje com 47 anos se eu parar o corpo sente, pois o esporte sempre fez parte da minha vida”.
Suas referências no atletismo são as também mato-grossenses Lissandra Maysa e Renatha Neves. “Queremos, juntas, construir uma história e garantir a representatividade feminina no esporte em Mato Grosso, Brasil e no mundo”.
Por: Cida Rodrigues / Mato Grosso Mais.