No Banner to display

COMODORO: Queda de energia provoca transferência de Sessão da Câmara e adia votação importante

A queda de energia ocorrida na segunda-feira, 18 de outubro de 2021, por volta das 19h e que durou em torno de duas horas, fez com que a sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Comodoro-MT fosse transferida para a próxima segunda-feira, dia 25 de outubro, a princípio no período da manhã.

Vereadores e pessoas que compareceram, esperaram durante quase uma hora, já que a falta de luz foi setorizada e não igual em toda a cidade. Após esse tempo e depois de consultar os vereadores, a presidente Gleyce Belussi anunciou a transferência.

O fato trouxe mais uma semana de tempo para que seja divulgado o Projeto de Lei que reduz o número de vereadores de 11 para nove, proposto pelos vereadores Eliano Bridi, Paulo Sérgio, Robervane de Oliveira, Allan Viotto e Nalberto (Bel).

Os vereadores reeleitos Zacarias, Gauchinho, Malagão e Wender e os novos Gleyce e Ronaldo (da Macuco), não manifestaram ainda seu apoio ou rejeição ao Projeto.

O aumento foi proposto e aprovado pelos vereadores da gestão 2009/2012, passando a vigorar em 2013/2016, 2017/2020, 2021/2024. Portanto, foram dois mandatos inteiros e um iniciado dessa maneira e a população analisa o que melhorou com isso, quais as vantagens que o município teve e continua tendo com os 11.  Se aprovada a diminuição, passa a vigorar na próxima eleição.

A Câmara de Vereadores não tem receita própria, o dinheiro é repassado pela prefeitura, obrigatoriamente até o dia 20 de cada mês (previsão de aproximadamente 03 milhões para o ano de 2022). Esse valor, chamado de duodécimo é um percentual e não vai diminuir se tiver 09 ao invés de 11, mas poderá sobrar no final do ano, como já aconteceu, e ser devolvido à prefeitura, com indicação de sua aplicação, na forma de algum bem, como ambulância ou outros.

VEREADORES GESTÃO 2009/2012, que aprovaram o aumento no número de vereadores. Desses, somente 01 se reelegeu para a gestão 2013/2016, o vereador Netinho do PT:

–  Antônio Carmos Pinheiro de Oliveira – PR, Cícero Patrício Ferraz – PMDB, Climério Dutra Ribeiro – PDT, Djon Carlos Brandão – PSD, Elza Maria Malaco Cardoso – PP, Hamilton Julio da Silva – PPS, Jandira Dal’Agnol – PPS, José João Fernandes – PT, Maria Dolores Jonk – DEM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

%d blogueiros gostam disto: