A umidade no período de chuva pode gerar fungos e apodrecer as raízes e folhas das plantas.

Produtores esperam aumento de 30% de hortaliças no período de seca — Foto: Reprodução/TVCA
O período chuvoso dificulta a plantação de hortaliças em Mato Grosso. De acordo com o horticultor Raimundo Evangelista de Souza, a seca pode aumentar a produção em 30% neste ano se comparado com 2021. As plantações do estado não dão conta do consumo e os produtos cultivados são direcionados localmente para mercados, feiras e restaurantes.
Participe do nosso grupo no whatsapp e receba mais matérias como esta clicando aqui.
Em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, 115 produtores são acompanhados pela Secretaria Municipal de Agricultura. A produção média diária do município é de 2 mil sacolas de alface, 600 de rúcula, 500 de couve, entre outras folhosas.
Quanto à produção de legumes, a média é de 35 caixas diárias de quiabo, de jiló e de maxixe e 25 de abobrinha.

O horticultor Raimundo planta na propriedade dele alfaces, rúcula e cebolinha. — Foto: Reprodução/TVCA
A propriedade de Raimundo tem pouco mais de mil hectares e fica na zona rural de Rondonópolis. Toda a renda do produtor vem da plantação de hortaliças e a área é ocupada por alface, rúcula e cebolinha.
“A gente precisa de muita dedicação, o trabalho é bastante e acordo 4h. No tempo da chuva a dificuldade foi um pouco maior, ela cresce menos e tem as doenças, além das folhas ficarem amarelas”, disse.
O engenheiro agrônomo Leonardo Caino explicou que muita umidade no ambiente pode gerar fungos, o que atrapalha a produção.